PONTE H
Esta aba tem o intuito de mostrar ao trainee métodos para se controlar um motor, invertendo o seu sentido de giro e variando sua velocidade, através de um dispositivo Ponte H.
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Material Oficial:
Confira o material disponibilizado pelos professores envolvendo os dispositivos e métodos responsáveis por controlar a Ponte H.
Link:
Material Adicional:
Confira as explicações sobre os conceitos mais complexos da atividade, incluindo: rotação e direcionamento de motores DC, ativação de optoacopladores e MOSFETs, novos componentes, etc.
Funcionamento mais simples e didático envolvendo a Ponte H, já que é composta, basicamente, por uma fonte, quatro chaves mecânicas e um motor DC.
A Ponte H consiste em um arranjo entre chaves (em formato de “H”);
É também uma das formas mais simples, e ao mesmo tempo inteligentes, de posicionar contatos de natureza mecânica a fim de rotacionar um motor de corrente contínua;
A Figura 1, apesar de simplista, evidencia três situações em que o motor:
a) Se mantém estático;
b) Gira para o sentido “horário” (no simulador);
c) Gira para o sentido “anti-horário” (no simulador).
Além disso, para frear o motor, basta acionar chaves paralelas da Ponte H, ou seja, as duas de cima ou as duas de baixo!
Circuito relevante para entender as funções e os acionamentos dos dispositivos da Ponte H. Conta com quatro optoacopladores, quatro MOSFETs, uma bateria, quatro chaves digitais e um motor DC.
A disposição mecânica dos contatos acaba limitando o potencial da Ponte H;
Por esse motivo, optou-se por utilizar os componentes eletrônicos para usufruir melhor do controle dos motores DC;
O optoacoplador 4N25, além de isolar as partes elétricas do circuito, garante maior segurança para o mesmo;
O 4N25 recebe a função de acionar cada MOSFET (IRF3205) ligado à saída dos seus respectivos emissores utilizando a tensão de saída concedida pelo Logic State (uma chave eletrônica simulável);
Analise as Figuras 2, 3, 4 e 5. Lembre-se que alguns componentes e valores não estão posicionados da mesma maneira que a atividade que foi proposta. No entanto, didaticamente, as imagens podem auxiliar na construção da sua Ponte H. CÓPIAS RESULTARÃO EM 0.
Por fim, o circuito responsável por automatizar, quase que totalmente, a rotação do motor (sentido horário e anti-horário) e o controle/ativação da PONTE H.
A ativação do optoacoplador via “Logic States” é inviável para um robô autônomo;
Assim, algumas alterações foram de modo a tornar o circuito mais prático utilizando as conexões do próprio STM ao invés dos “switches” 0 e 1 em cada optoacoplador;