Exercícios de Eletrônica Básica (19/11)
Atividades relacionadas à Eletrônica (seja ela analógica ou digital) levando em consideração os conhecimentos utilizados na equipe de Elétrica.
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Atividades relacionadas à Eletrônica (seja ela analógica ou digital) levando em consideração os conhecimentos utilizados na equipe de Elétrica.
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• Para a realização das tarefas, é necessário a instalação prévia do software (ou SP3 Pro);
• Não esqueça de alimentar o seu circuito (VCC e GND);
Uma bateria de 10V (célula única);
Um resistor (R1) de 680Ω em série com a fonte;
Um resistor (R2) de 10kΩ em série com o R1;
Dois resistores(R3 e R4) de 4700Ω em série entre si, e em paralelo com R2.
Um voltímetro medindo a tensão do resistor R1;
Um voltímetro medindo a tensão do resistor R2;
Um voltímetro medindo a tensão do resistor R4;
Um amperímetro medindo a corrente elétrica que passa por R1;
Um amperímetro medindo a corrente elétrica que passa por R2;
Um amperímetro medindo a corrente elétrica que passa por R3 e R4.
Registre detalhadamente todos os parâmetros e medições em um relatório;
Calcule a resistência equivalente do circuito e registre no relatório;
Inclua o print do circuito em funcionamento em UM único relatório (com as demais tarefas 2 e 3) e embase a sua explicação através da imagem;
Inclua este e os demais arquivos das simulações 'Proteus' (.pdsprj) em uma pasta "Simulações";
E, por último, envie este e os demais arquivos para a pasta do Google Drive localizada no final da página.
As atividades no Proteus serão realizadas de forma individual e a entrega dela será a partir de um único relatório com os três circuitos.
Uma bateria de 5V (célula única);
Um LED (L1) ligado ao emissor do optoacoplador;
Uma chave push-button (S1) em série com a fonte;
Uma bateria de 5V (célula única) ligada ao coletor do optoacoplador;
Um optoacoplador, sendo que a sua entrada deve estar em série com o S1;
Um resistor R1 para limitar a corrente no LED infravermelho dentro do optoacoplador;
Um resistor R2 para limitar a corrente do LED (azul, verde, amarelo, etc) emissor de luz.
• Para realização dos cálculos será necessário uma breve pesquisa no datasheet do componente 4n25;
Datasheet é a folha de dados dos componentes eletrônicos na qual constam diversas informações técnicas e de fábrica relevantes para o funcionamento de um determinado circuito.
• Antes de redigir o relatório, meça todos os parâmetros do circuito (corrente do LED emissor de infravermelho, tensão de ambos os LED's, e outros mais caso o circuito não funcione adequadamente).
O que é um isolamento galvânico e como isso é fundamental para acionar/desativar o transistor?
Qual a diferença entre um fototransistor e um transistor NPN convencional?
Qual a diferença entre um LED emissor de infravermelho e um LED emissor de luz convencional? Como o LED infravermelho (interno) interfere no funcionamento do transistor (interno) do 4n25?
Registre detalhadamente todos os parâmetros e medições em um relatório;
Inclua o print do circuito em funcionamento em UM único relatório (com as demais tarefas 1 e 3) e embase a sua explicação através da imagem;
Inclua este e os demais arquivos das simulações 'Proteus' (.pdsprj) em uma pasta "Simulações";
E, por último, envie este e os demais arquivos para a pasta do Google Drive localizada no final da página.
Uma única bateria de 12V (célula única);
Uma chave ou botão (S1);
Um resistor de pull-down (R1);
Uma lâmpada (L1) de 12V.
Um MOSFET, sendo que a sua entrada deve estar em série com o S1 e em paralelo com o resistor de pull-down.
Qual a faixa (tensão) de ativação do MOSFET que deve incidir sobre os terminais gate e source para que o transistor funcione corretamente?
Qual é o canal e qual é o tipo deste MOSFET?
Qual é o posicionamento mais adequado para a lâmpada, isto é, ela deve estar conectada ao terminal drain ou source para usufuir melhor a tensão da bateria?
Registre detalhadamente todos os parâmetros e medições em um relatório;
Inclua o print do circuito em funcionamento em UM único relatório (com as demais tarefas 1 e 2) e embase a sua explicação através da imagem;
Inclua este e os demais arquivos das simulações 'Proteus' (.pdsprj) em uma pasta "Simulações";
E, por último, envie este e os demais arquivos para a pasta do Google Drive localizada no final da página.
4
- Circuitos na ProtoboardUtilize os circuitos feitos nos itens anteriores para desenvolve-los na protoboard
Grupo 1:
Integrante 1
Integrante 2
Integrante 3
Integrante 4
Integrante 5
Grupo 2:
Integrante 1
Integrante 2
Integrante 3
Integrante 4
Integrante 5
Grupo 3:
Integrante 1
Integrante 2
Integrante 3
Integrante 4
Integrante 5
Grupo 4:
Integrante 1
Integrante 2
Integrante 3
Integrante 4
Integrante 5
Grupo 5:
Integrante 1
Integrante 2
Integrante 3
Integrante 4
Integrante 5
O primeiro e segundo exercícios serão realizado sem nenhuma alteração no circuito do Proteus para a Protoboard. O terceiro circuito será feito com um LED ao invés de uma lâmpada. Com isso será necessário fazer algumas alterações no circuito. Porém circuito no Proteus se mantém o mesmo.
5
- Apresentação da atividadeElabore um pequena apresentação de 5 minutos para mostrar os circuitos feitos na Protoboard.
Os grupos devem organizar uma apresentação para mostrar como o circuito foi passado do Proteus para Protoboard.
Essa tarefa deve ser feita de maneira individual até o item 3 e em grupo o 4 e 5. Assim, todos os candidatos enviarão os seus arquivos para o pasta do Google Drive. O candidato receberá o link da pasta, onde salvará os seus arquivos. Os arquivos seguirão sempre a mesma estrutura:
SeuNomeCompleto (Pasta)
SeuNome_NomedaAtividade.pdf (Atividade)
Exemplo.: ThiagoSoares (Pasta)
Exemplo.: ThiagoSoares_RelatorioGeral.pdf (Atividade).
Nas tarefas de grupo, um dos membros deve ser escolhido para colocar uma foto do circuito na protoboard e o slide feito para a apresentação na pasta do grupo.
NomedoGrupo_Slides.pptx (Slides)
NomedoGrupo_FotoProtoboard.extensãoImagem (Foto Protoboard)